"O novo Hospital de Braga será uma unidade hospitalar com componente de Ensino, com a capacidade de 705 Camas, das quais 600 serão afectas ao internamento normal. O novo Hospital, integrado nas parcerias Publico-Privadas, assenta num modelo de “clusters”, que relaciona horizontalmente serviços e departamentos, criando “grupos” afectos a especialidades médicas, permitindo uma ligação directa à componente de ensino. A definição de acessos claros e hierarquicamente diferenciados, a integração com o espaço envolvente e a possibilidade de expansão futura, relacionada com a sistematização funcional e construtiva de modo a garantir a flexibilização e adaptabilidade dos espaços foram outros dos príncipios a seguir."
(Em: <http://bmm-arquitectos.com/projects/health/health_hbraga.htm> Acesso em: 29-04-2011)
"Agrupamento “Escala Braga”, constituído por José de Mello Saúde, Edifer e Sacyr/ Somague foi confirmado oficialmente como vencedor do concurso para a construção e gestão do Novo Hospital de Braga, através do Despacho n.º 6660/2008, dos Ministérios das Finanças e da Administração Pública e da Saúde, publicado a 7 de Março, em Diário da República.
O novo hospital “Escala Braga” terá cerca de 1.800 pessoas / trabalhadores, uma área clínica de aproximadamente 99 mil metros quadrados numa área de construção total de 140 mil metros quadrados e uma dimensão global de 706 camas.
O investimento total está estimado em 794,5 milhões de euros, sendo que o investimento em construção rondará cerca de 120 milhões de euros."
(Em: <http://engenhariacivil.wordpress.com/2008/09/19/novo-hospital-de-braga/> Acesso em: 29-04-2011)