"A refinaria de Sines iniciou a sua laboração em 1978. Esta unidade industrial estratégica, muito importante na actividade económica do país, está estrategicamente localizada em Sines, a 150 quilómetros a sul de Lisboa, na mais movimentada rota mundial de petroleiros, o porto de Sines.
Ocupa uma área de 320 hectares, com uma capacidade de armazenagem de 3 milhões de m3, dos quais 1,5 milhões de petróleo bruto e o restante de produtos intermédios e finais, como o gás, a gasolina, o gasóleo, etc.). A refinaria compreende 25 unidades processuais."
(Em:<http://www.galpenergia.com> Acesso em: 28-04-2011)
"O projecto de conversão e de melhoria da eficiência energética da refinaria de Sines vai implicar a construção de uma nova unidade de hidrocraqueamento de gasóleo pesado para a produção de gasóleo e de 'jet fuel' (combustível para aviação).
Com este projecto, a Galp Energia pretende ajustar o perfil de produção da refinaria às necessidades do mercado, passando a produzir mais gasóleo a partir de 2011.
A empresa espera passar a produzir 2,5 milhões de toneladas de gasóleo por ano com a conversão das duas refinarias - Sines e Matosinhos -, colmatando o défice de produção de gasóleo do país.
A Galp espera assim que o país deixe de importar gasóleo, poupando cerca de seis por cento na factura anual de energia.
Ocupando actualmente uma área de 320 hectares na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), a refinaria de Sines passará a abranger, depois da expansão, perto de 400 hectares, segundo Manuel Ferreira de Oliveira, presidente executivo da Galp Energia."
(Em:<http://www.publico.pt/Local/socrates-reconversao-vai-tornar-refinaria-de-sines-em-centro-industrial-de-primeira-linha_1352980> Acesso em: 28-04-2011)